quinta-feira, 9 de junho de 2016

A Construção do sujeito educador e perspectiva do pedagogo e da pedagogia

“Ser pedagogo não é apenas ser professor; Ser pedagogo é ser responsável pelo processo educativo, é saber lidar com o diferente, sem preconceito. Nas mãos de um pedagogo está o futuro de muitas crianças. Ser pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança.” (LIBÂNEO, 2004)

A educação de hoje exige um profissional dinâmico e criativo, pois os desafios que se colocam para o educador, na atualidade parecem se multiplicar dia após dia.
Diante das várias dificuldades que hoje existe na educação, o pedagogo sofre para poder exercer sua profissão. Para ser pedagogo não basta só querer, tem que gostar, pois não é fácil passar pelas dificuldades da educação hoje e não desistir.
Os profissionais da pedagogia também devem se atualizar para praticar seus conhecimentos em ambientes não escolares. Os currículos atuais dos cursos de pedagogia contemplam disciplinas que tem como conteúdo a atuação do pedagogo e espaço que não sejam os escolares, demonstrando mais uma vez que a presença do pedagogo está sendo cada vez mais solicitada, tendo em vista sua formação.

“Função pedagógico- Ser um lugar privilegiado de convivência entre crianças e adultos e de ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas. Um espaço social que valorize a sensibilidade, a criatividade, a ludicidade e a liberdade de expressão nas diferentes manifestações artística e cultural.” Maria Carmen Barbosa DCNEI (BRASIL 2009)

Os educadores, principalmente os de pedagogia, apontam para a necessidade de não apenas discutir teoricamente a prática, mas vivenciá-la em sala de aula, como forma de garantir a construção do conhecimento de maneira integral, através de relações entre saberes.
 Pedagogia Hitórico-Crítica é o empenho em compreender a questão educacional a partir do desenvolvimento histórico objetivo. Portanto, a concepção pressuposta nesta visão da Pedagogia Histórico-Crítica é o materialismo histórico, ou seja, a compreensão da história a partir do desenvolvimento material, da determinação das condições materiais da existência humana. (SAVIANI, 2000: p. 102).

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