quinta-feira, 9 de junho de 2016

Construção do sujeito educador





Relações sustentáveis: sociedade, meio-ambiente e tecnologias










A importância das novas tecnologias no desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem

A incorporação das inovações só tem  sentido se contribuir para a melhoria de novas tecnologias na escola, não é por si só garantia de maior qualidade na educação, pois a aparente modernidade pode mascarar um ensino tradicional baseado na recepção e na memorização de informações. (GATTI,1993).

A necessidade  de implementação do uso de novas tecnologias na educação requer um repensar da prática pedagógica em sala de aula, requer uma mudança de maneira que contemple os interesses do aluno já que o aprender não esta focando no professor, mas no processo de aprendizado do aluno, quando sua participação determina a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades. 

A tecnologia vem mudando o mundo e será a maneira mais usada de trabalhar, se comunicar, comprar, ir ao banco, e também de estudar. A flexibilidade de espaço e tempo proporcionada pelos espaços virtuais de aprendizado tem sido valorizado pelas pessoas em seu processo de formação justamente pelo fato de proporcionar agilidade nas pesquisas e atividades propostas.
 



A Construção do sujeito educador e perspectiva do pedagogo e da pedagogia

“Ser pedagogo não é apenas ser professor; Ser pedagogo é ser responsável pelo processo educativo, é saber lidar com o diferente, sem preconceito. Nas mãos de um pedagogo está o futuro de muitas crianças. Ser pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança.” (LIBÂNEO, 2004)

A educação de hoje exige um profissional dinâmico e criativo, pois os desafios que se colocam para o educador, na atualidade parecem se multiplicar dia após dia.
Diante das várias dificuldades que hoje existe na educação, o pedagogo sofre para poder exercer sua profissão. Para ser pedagogo não basta só querer, tem que gostar, pois não é fácil passar pelas dificuldades da educação hoje e não desistir.
Os profissionais da pedagogia também devem se atualizar para praticar seus conhecimentos em ambientes não escolares. Os currículos atuais dos cursos de pedagogia contemplam disciplinas que tem como conteúdo a atuação do pedagogo e espaço que não sejam os escolares, demonstrando mais uma vez que a presença do pedagogo está sendo cada vez mais solicitada, tendo em vista sua formação.

“Função pedagógico- Ser um lugar privilegiado de convivência entre crianças e adultos e de ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas. Um espaço social que valorize a sensibilidade, a criatividade, a ludicidade e a liberdade de expressão nas diferentes manifestações artística e cultural.” Maria Carmen Barbosa DCNEI (BRASIL 2009)

Os educadores, principalmente os de pedagogia, apontam para a necessidade de não apenas discutir teoricamente a prática, mas vivenciá-la em sala de aula, como forma de garantir a construção do conhecimento de maneira integral, através de relações entre saberes.
 Pedagogia Hitórico-Crítica é o empenho em compreender a questão educacional a partir do desenvolvimento histórico objetivo. Portanto, a concepção pressuposta nesta visão da Pedagogia Histórico-Crítica é o materialismo histórico, ou seja, a compreensão da história a partir do desenvolvimento material, da determinação das condições materiais da existência humana. (SAVIANI, 2000: p. 102).