Bem Vindos (as) ao nosso Blog Futurial Integrador Somos alunos do Iesb, e aqui, apresentaremos nossas experiências durante nosso curso.
quinta-feira, 9 de junho de 2016
A importância das novas tecnologias no desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem
A
incorporação das inovações só tem sentido se contribuir para a melhoria
de novas tecnologias na escola, não é por si só garantia de maior qualidade na
educação, pois a aparente modernidade pode mascarar um ensino tradicional
baseado na recepção e na memorização de informações. (GATTI,1993).
A necessidade de implementação do uso de novas tecnologias na educação requer um repensar da prática pedagógica em sala de aula, requer uma mudança de maneira que contemple os interesses do aluno já que o aprender não esta focando no professor, mas no processo de aprendizado do aluno, quando sua participação determina a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades.
A tecnologia vem mudando o mundo e será a maneira mais usada de trabalhar, se comunicar, comprar, ir ao banco, e também de estudar. A flexibilidade de espaço e tempo proporcionada pelos espaços virtuais de aprendizado tem sido valorizado pelas pessoas em seu processo de formação justamente pelo fato de proporcionar agilidade nas pesquisas e atividades propostas.
A necessidade de implementação do uso de novas tecnologias na educação requer um repensar da prática pedagógica em sala de aula, requer uma mudança de maneira que contemple os interesses do aluno já que o aprender não esta focando no professor, mas no processo de aprendizado do aluno, quando sua participação determina a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades.
A tecnologia vem mudando o mundo e será a maneira mais usada de trabalhar, se comunicar, comprar, ir ao banco, e também de estudar. A flexibilidade de espaço e tempo proporcionada pelos espaços virtuais de aprendizado tem sido valorizado pelas pessoas em seu processo de formação justamente pelo fato de proporcionar agilidade nas pesquisas e atividades propostas.
A Construção do sujeito educador e perspectiva do pedagogo e da pedagogia
“Ser
pedagogo não é apenas ser professor; Ser pedagogo é ser responsável pelo
processo educativo, é saber lidar com o diferente, sem preconceito. Nas mãos de
um pedagogo está o futuro de muitas crianças. Ser pedagogo não é fácil, requer
dedicação, confiança e perseverança.” (LIBÂNEO, 2004)
Os educadores,
principalmente os de pedagogia, apontam para a necessidade de não apenas
discutir teoricamente a prática, mas vivenciá-la em sala de aula, como forma de
garantir a construção do conhecimento de maneira integral, através de relações
entre saberes.
Pedagogia Hitórico-Crítica é o empenho em compreender a questão educacional a partir do desenvolvimento histórico objetivo. Portanto, a concepção pressuposta nesta visão da Pedagogia Histórico-Crítica é o materialismo histórico, ou seja, a compreensão da história a partir do desenvolvimento material, da determinação das condições materiais da existência humana. (SAVIANI, 2000: p. 102).
A educação
de hoje exige um profissional dinâmico e criativo, pois os desafios que se
colocam para o educador, na atualidade parecem se multiplicar dia após dia.
Diante das várias
dificuldades que hoje existe na educação, o pedagogo sofre para poder exercer
sua profissão. Para ser pedagogo não basta só querer, tem que gostar, pois não
é fácil passar pelas dificuldades da educação hoje e não desistir.
Os profissionais
da pedagogia também devem se atualizar para praticar seus conhecimentos em
ambientes não escolares. Os currículos atuais dos cursos de pedagogia
contemplam disciplinas que tem como conteúdo a atuação do pedagogo e espaço que
não sejam os escolares, demonstrando mais uma vez que a presença do pedagogo
está sendo cada vez mais solicitada, tendo em vista sua formação.
“Função pedagógico- Ser
um lugar privilegiado de convivência entre crianças e adultos e de ampliação de
saberes e conhecimentos de diferentes naturezas. Um espaço social que valorize
a sensibilidade, a criatividade, a ludicidade e a liberdade de expressão nas diferentes
manifestações artística e cultural.” Maria Carmen Barbosa DCNEI (BRASIL 2009)
Pedagogia Hitórico-Crítica é o empenho em compreender a questão educacional a partir do desenvolvimento histórico objetivo. Portanto, a concepção pressuposta nesta visão da Pedagogia Histórico-Crítica é o materialismo histórico, ou seja, a compreensão da história a partir do desenvolvimento material, da determinação das condições materiais da existência humana. (SAVIANI, 2000: p. 102).
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